Páginas

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

O Menino do Pijama Listrado- Filme


Oi povo! Hoje vou falar do filme O Menino do Pijama Listrado(The Boy in the Striped Pyjamas, no original).

Bom, não posso negar que só vi o filme por causa do David Thewlis, um dos meus atores favoritos. E confesso que achei o filme maravilhoso. Eu já havia lido o livro, aliás, eu tenho o livro, e chorei lendo. Vamos lá.

Um garoto alemão chamado Bruno, de oito anos, volta da escola e se depara com um caminhão de mudança na frente da sua casa. Ele fica sbendo que o pai( o David Thewlis, comentado antes), um soldado nazista, foi transferido para outra região. Mas nem ele, nem a mãe, nem a irmã, Gretel, sabem que a nova casa fica perto de um campo para trabalhos forçados para judeus.

Spoilers.

Em um dia entediante, Bruno resolve explorar atrás da porta que ficava no jardim da nova casa. A porta dá para um depósito, e no depósito tem uma janela que dá para uma floresta. Bruno passa pela porta, mas a mãe não o deixa continuar adiante.

A curiosidade de Bruno aumenta a cada dia que passa. Ele e a irmã começam a ter aula de História com um professor estranho, que sempre diz que os judeus são maus e perigosos.

Mas, em um dia que sua mãe havia saído, Bruno corre para a porta e consegue pular a janela do depósito. Enquanto brincava na floresta, Bruno chega a uma cerca, onde há um menino sentado do lado de dentro. Bruno estarnha que o menino, e todos os que estavam do lado de dentro da cerca estavam usando roupas listradas, parecidas com pijamas. O garoto se chama Shmuel(lê-se Ximul), e Bruno acaba fazendo amizade com ele, sem saber que Shmuel é um judeu.

Bom, eles se tornam grandes amigos e tudo mais, e a família de Bruno não desconfia da amizade dele com o garoto judeu. Mas a mãe de Bruno descobre que os soldados queimavam os judeus no campo. E ela vai tirar satisfações com o marido, e eles acabam brigando. A mãe resolve ir para a casa da irmã, levando Bruno e a irmã com ela.

Assim que Bruno fica sabendo que vai se mudar, ele vai contar para Shmuel, que lhe diz que o pai havia sumido depois de ir fazer um trabalho diferente com outros judeus. Bruno resolve ajudar Shmuel a encontrar o pai, como se fosse a última aventura dos dois juntos. Para isso, Bruno começa a cavar um buraco por baixo da cerca.

No dia da aventura, Shmuel leva um conjunto das roupas listradas para Bruno, para que ele não fosse precebido no meio dos judeus. Bruno as veste e passa por baixo da cerca. Os dois vão procurar o pai de Shmuel, e são surpreendidos por alguns soldados que os levam até um lugar diferente. Mas o que eles não sabem é que aquele é o lugar onde os judeus são mortos...

O final, bem, vocês já imaginam qual é. Mas não vou contar. Seria muito injusto.

Acabou spoiler.

O final é emocionante, e, mesmo já lendo o livro, eu chorei vendo o filme. A história acontece na época do Holocausto. É interessante ver como a irmã de Bruno muda a medida do filme, pois, antes, ela brincava de bonecas, e, depois, ela tinha um pôster de Hitler no quarto!

Você deve se perguntar: "Mas existiam pessoas que não sabiam o que estava acontecendo naquela época?". E eu respondo: Bruno e Shmuel eram crianças! Não faziam nem idéia do que poderia acontecer. Mesmo sendo alemão e filho de soldado nazista, Bruno aceitou Shmuel como ele era. E judeus e alemães nunca se deram bem! E mesmo assim os dois viraram melhores amigos.

Apesar do filme se ambientar na Alemanha, podemos trazer a lição do filme para o Brasil e para o resto do mundo. O preconceito é uma coisa irracional. Da mesma forma que alemães e judeus podem ser amigos, negros e brancos também podem! Aliás, o preconceito de qualquer tipo é crime!

Vou deixar isso para refletirem: Será que não estamos criando uma nova guerra? Afinal, somos todos humanos, não somos?

Esse foi o maior post até agora... Espero que apareçam mais filmes e livros assim...

Kisus ~* Nany Prince

3 comentários:

  1. resume os capitulos do livro amigaaa.....

    1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12,13,14,15....

    ResponderExcluir
  2. em que escola vc estuda?

    ResponderExcluir
  3. era pra vc contar o final é ofinal que eu quero saber foi ele que eu não vi !!! daaa!!

    ResponderExcluir

Dê sua opinião (: