Páginas

sexta-feira, 8 de junho de 2012

We are the dead.

George Orwell era um gênio.
E John de Mol que inventou o reality show Big Brother também.
Me recuso a acreditar que existem 7 bilhões de pessoas no mundo e nenhuma delas relacionou o reality show com a história de 1984.
Qualquer um que tenha lido o livro, por favor, reflita: como o Partido controlava os habitantes da Oceania?
Agora qualquer pessoa que saiba o que é o reality show Big Brother: você realmente acha que as câmeras servem apenas para mostrar ao mundo o que acontece dentro da casa?
Não mesmo.
Como eu imagino que qualquer um saiba (ou pelo menos tenha uma vaga idéia), o nome Big Brother saiu sim de 1984, assim como a idéia de câmeras instaladas em todos os pontos da casa vigiando os habitantes 24 horas por dia.
Mas será o diabo que a vigilância 24 horas por dia seria a única coisa que eles fizeram igual ao livro?
Pensem comigo: durante três meses um país INTEIRO fica sob a influência desse programa. E não adianta falar que não assiste, que não gosta, que acha ridículo, porque não importa o quanto você fugir, em qualquer canto do país vai ter alguém falando disso, E MESMO QUE você não goste, você não vai resistir em comentar o quão ridículo esse programa é. Nesse tempo, eles podem manipular os moradores da casa de uma maneira totalmente impensável. Eles decidem o quê você vai comer, o quê vai ler, o quê pode fazer em tal hora, se eles mandarem você ficar pendurado durante 37 horas em uma corda pra ganhar a suposta liderança, VOCÊ FICA. Pior: você GOSTA. E você sabe que lá fora existem outros tantos milhões de pessoas que torcem, contra ou à favor de você, mesmo que você não possa ter contato nenhum com eles. Dentro da casa você está totalmente ISOLADO do mundo exterior. E, afinal, pra quê você iria querer contato com o mundo exterior se tudo o que você precisa está ali dentro?
A verdade é que o reality show é muito mais que um 'programa popular para ganhar IBOPE'. É uma maneira de controle, de manipulação.
Já pararam pra pensar que o reality show Big Brother poderia ser apenas um treino? Um teste para ver como as pessoas reagiriam às câmeras e assim ter uma idéia de como poderiam expandir essa monitoração pelo resto do país, do mundo?
Será que já não estão fazendo isso?
Não me lembro de ter comentado aqui, mas o símbolo da Globo me lembra MUITO uma teletela. Não um TV, não uma tela normal, mas uma teletela. A mesma teletela de George Orwell, a mesma teletela que avisava a hora de comer, beber, trabalhar, dormir, conversar, e, principalmente, de ficar calado em toda a Oceania.
Big Brother is watching you.
63 anos se passaram e devo dizer que necessitamos de outro Winston Smith. Mas que esse cumpra o objetivo dessa vez.



[1]- 'We are the dead' é uma das frases mais importantes de todo o livro, se quiser saber o por quê, LEIA.
[2]- O mesmo vale para 'Big Brother is watching you'.
[3]- Falei do símbolo da Globo porque foi o primeiro que apareceu por essas bandas, e o que mais parece com uma teletela mesmo. SÉRIO.

3 comentários:

  1. Se o post do chute no saco teve infinitos comentários, em contra-partida este não tem nenhum... Não tinha!
    Na verdade estou aqui mais é de metido mesmo. Tudo que conheço de George Orwell é o nome. Sei que ele é um escritor, mas o que eu imaginava era que ele escrevesse sobre algum assunto mais alegre...
    Enfim, esse texto que você postou mostra uma opinião bem formada sua ou mostra a opinião de George Orwell?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse texto é a minha opinião mesmo, quando o John de Mol ~inventou o Big Brother o Orwell já tava morto há tempos lol
      E 1984 é a magnum opus do Orwell e de longe meu livro de cabeceira preferido, e é na vdd uma metáfora sobre poder e opressão, e reza a lenda que o Orwell tava morrendo de tuberculose quando terminou de escrever o livro (eu duvido porque ele morreu dois anos depois de terminar o livro). Mas sei lá, 1984 é foda porque se encaixa direitinho nessa época de alienação pela mídia que a gente vêm vivendo nos últimos anos.
      Anyway, se você não conhece nenhuma obra dele PELO AMOR DE CRISTO leia 1984 e Animal Farm (que ao meu ver - veja bem AO MEU VER - é uma crítica ferrenha ao capitalismo, embora também reze a lenda que é uma sátira à política stalinista porque de acordo com Orwell eles ~feriram os princípios da Revolução Russa), porque são perfeitos.

      Ah, claro, Orwell tem uns livrinhos mais alegres sim, mas eu nunca acho nenhum romance cool dele por aí, é muito difícil achar livro BOM e bem conservado onde eu moro e dá muito muito muito muito trabalho achar os ebooks completos (seja em inglês ou em uma tradução confiável).

      Excluir
    2. Me deixou com vontade de ler... ¬¬' iashiashsa
      Mas quanto ao Animal Farm, me pareceu mais atrativo a parte de "sátira à política" do que a parte de "Crítica ferrenha ao capitalismo".
      Vou colocá-los em minha lista de livros hehe, mas por enquanto não os comprarei, pois eu mais aumento a lista do que leio os livros. XD

      Excluir

Dê sua opinião (: